3 Dicas para Evitar Surtos de Doença na Sua Empresa

O Coronavírus veio provar que o contágio de algumas doenças é muito fácil e por isso resolvemos selecionar 3 dicas para evitar surtos de doenças na sua empresa. É que a responsabilidade de prevenir em lugar de remediar, é sua!

E se não empreender esforços para conter um contágio entre funcionários e até entre funcionários e clientes, as pessoas correm sérios riscos de saúde, e a sua empresa corre sérios riscos de baixar a produtividade.

1. Evitar surtos de doenças na sua empresa | Higiene no Trabalho

Os cuidados de higiene são fundamentais para proteger os seus colaboradores de surtos de doenças, como o Coronavírus. Por isso, verifique se a sua empresa já integrou uma metodologia de Higiene no Trabalho para controlo dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos componentes materiais das instalações. E aqui não se trata de adjudicar mais horas à sua empresa de limpeza! Trata-se de implementar um sistema de gestão que o ajude a reconhecer, avaliar, controlar e eliminar riscos provenientes da falta de higiene no trabalho. Riscos que possam afetar a saúde dos trabalhadores e, claro, a produtividade da sua empresa.

2. Evitar surtos de doenças na sua empresa | Medicina do Trabalho

E depois, ou ao mesmo tempo que investe em Higiene no Trabalho, mantenha a saúde dos seus trabalhadores em dia. Até porque, segundo a lei portuguesa, qualquer empresa tem a obrigação de garantir a vigilância de saúde de todos os trabalhadores. Como o fazer? Simples! Basta recorre à Medicina do Trabalho e marcar consultas para todos os empregados de forma a prevenir, mas também a detetar qualquer irregularidade (como vacinas em atraso) ou qualquer problema de saúde (como doenças contagiosas que possam por em risco os outros colaboradores). Não deixe, portanto, de proteger os seus recursos humanos, prevenir doenças, controlar riscos profissionais e permitir o acesso dos trabalhadores a serviços de saúde ocupacional: estes são os principais objetivos da Medicina do Trabalho em Portugal.

3. Evitar surtos de doenças na sua empresa | Instalar sistemas de ventilação no local de trabalho

A terceira dica vai para a instalação de sistemas de ventilação e extração na sua empresa, centrais ou individuais, para purificar o ar e conter a propagação de surtos através de partículas nocivas à saúde dos colaboradores e clientes. É que, caso algum vírus nocivo para a saúde pública entre num ambiente fechado da sua empresa, sem um sistema de ventilação e extração será difícil contê-lo! E como resultado, muitos dos seus colaboradores ficarão doentes com problemas de menor ou maior gravidade, e em consequência, a sua empresa vai diminuir a competitividade e reduzir a satisfação dos clientes.

Não arrisque! A saúde dos seus colaboradores deve estar em primeiro lugar. Invista na Higiene no Trabalho, Medicina do Trabalho e em sistemas de ventilação que por favorecerem uma boa circulação de ar, impedem a proliferação de microrganismos, zelando pela (boa) saúde de todos os intervenientes na sua empresa.

Conheça as soluções Prana para um ambiente arejado e saudável: sistemas descentralizados, sistemas descentralizados ERP PRO, sistemas centralizados e sistemas Prana mini.

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol