Sistemas de ventilação ajudam a evitar a propagação do Coronavírus

Antes da epidemia a qualidade do ar em ambientes fechados já era uma preocupação global, mas com o mais recente surto do Covid-19, sistemas de ventilação capazes de evitar a proliferação de partículas com bactérias e vírus, começam a constar da lista de compras de muitos portugueses. Bom, talvez não estejam logo a seguir ao papel higiénico devido ao seu valor de investimento mais elevado, mas que já são uma prioridade para muitos particulares e empresas, isso são!

A Direção-Geral da Saúde não tem dúvidas de que estamos na presença de uma epidemia. Todo o país está em estado de alerta máximo a obedecer a uma série de diretrizes do Governo, nomeadamente ficar em casa. Mas sem um sistema de ventilação, será a sua casa um local seguro? Sem um sistema de ventilação, poderá continuar a dizer aos seus colaboradores para irem trabalhar para o escritório?

Pois bem, é fundamental lavar as mãos para evitar a propagação de vírus e evitar locais com grandes aglomerados de pessoas, mas você pode fazer mais pelos seus! Pode apostar num sistema de ventilação capaz de “limpar” e renovar o ar para manter um ambiente seguro, numa temperatura adequada e reduzir riscos de diversas doenças respiratórias, como o Coronavírus, mas também doenças respiratórias comuns que surgem todos os invernos e levam muitas pessoas à cama, como gripe, sinusite, pneumonia.

Instalação/manutenção de sistemas de ventilação para combater o Coronavírus: e porque não?

As investigações sobre as formas de transmissão do Coronavírus Covid-19 ainda estão em curso, mas sabe-se que o vírus se propaga pelo ar. Nesse sentido, habitações, escritórios, lojas e qualquer outro ambiente fechado sem sistemas de ventilação fica mais exposto. Da mesma forma que empresas e casas particulares com sistemas de ventilação sem manutenção, podem, por outro lado, ser zonas de maior propagação da doença respiratória causada pelo novo agente do Coronavírus.

Pelo que empresas e particulares que ainda não tenham investido num sistema de ventilação para prevenção de doenças e purificação do ar, devem fazê-lo agora. E empresas e particulares que já o tenham feito, devem proceder urgentemente à limpeza do equipamento e à troca dos filtros de ar, responsáveis pela retenção de partículas sólidas e líquidas que andam no ar.

Ao mesmo tempo, devem verificar a capacidade e eficiência dos filtros de ar, porque nem todos os sistemas de ventilação são eficazes e capazes de reter quase todas as partículas. Há filtros de má qualidade que não impedem a passagem dessas partículas e por isso não impedem a entrada do Coronavírus e outros vírus e bactérias nos ambientes internos.

E atenção porque a falta de qualidade do ar em ambientes fechados não é um problema sazonal que afeta apenas os meses de inverno. A simples aglomeração de pessoas num local, em qualquer estação do ano, pode gerar dióxido de carbono (CO2), uma substância que após algum tempo sem renovação do ar, torna-se nociva para a saúde.

Em conclusão, ambientes bem ventilados evitam a proliferação de doenças, incluindo o novo Coronavírus. Mas além da aposta em sistemas de ventilação com filtros eficientes, é importante vigiar a manutenção do equipamento, para manter os sistemas de ventilação e renovação de ar em condições adequadas para diluir e remover os poluentes dos ambientes climatizados, reduzindo assim o risco de contaminação para uma série de doenças transmissíveis pelo ar, inclusive o Coronavírus Covid-19.

Para mais informações sobre sistemas de ventilação, consulte a Prana.

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol