Gases nocivos em casa: livre-se de riscos desnecessários!

Sim, o gás é essencial para o conforto e bem-estar da sua família. Com ele pode tomar um banho quente, preparar saborosas refeições, aquecer o ambiente… mas para obter estes e outros benefícios, tem de conviver com a ideia de que tem gases nocivos em casa e atentar nalguns concelhos para evitar uma fuga de gás que pode levar da intoxicação à morte!

Principais cuidados a ter com gases nocivos em casa

Muitos acidentes domésticos estão relacionados com fugas de gás, incêndios e explosões devido à utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás em espaços fechados e sem sistemas de ventilação. Nesse sentido a Direção-Geral de Saúde recomenda alguns cuidados a ter com o gás de modo a prevenir acidentes:

  • Fazer uma correta ventilação das divisões da sua casa para evitar a acumulação de gases nocivos à saúde e, claro, para prevenir acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação e no pior dos casos, morte.

Sugerimos a instalação de um sistema de ventilação Prana para evitar gases nocivos em casa, garantindo a entrada de ar fresco e a saída de ar saturado.

  • Adquirir apenas equipamentos que sigam as normas emitidas pelas entidades competentes e que possam ser instalados por técnicos especializados.
  • Fazer reparações, limpezas e manutenções periódicas a equipamentos de gás (bem como chaminés e exaustores) apenas com técnicos especializados.
  • Substituir tubos e braçadeiras regularmente para minimizar os gases nocivos em casa.
  • Investir em detetores de gás nas várias divisões da sua casa, nomeadamente detetores de monóxido de carbono – um gás sem odor – que disparam sempre que identificam níveis elevados do gás.
  • Não utilizar fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa nem utilizar equipamentos de aquecimento de exterior no interior.
  • Afastar garrafas de gás de qualquer fonte de calor.
  • Apagar ou desligar os sistemas de aquecimento antes de se deitar de forma a evitar fogos ou intoxicações.
  • Evitar instalar esquentadores em espaços não ventilados ou em casas de banho.
  • Não deixar o esquentador ligado quando não está ninguém em casa.
  • Não obstruir entradas e saídas de ar: janelas, grelhas de ventilação, cozinha, casa de banho….

Como proceder em caso de suspeita de fuga de gás

Se sentir cheiro a gás, escutar algum tipo de assobio ou verificar que existem tubos de gás ou eletrodomésticos danificados em sua casa, deve sair imediatamente e ligar para o seu fornecedor de gás ou, em caso de maior gravidade, chamar os bombeiros.
Se for a tempo, desligue o fornecimento geral do gás, mas lembre-se de que em caso algum deve usar interruptores ou equipamentos elétricos quando suspeita de uma fuga de gás em sua casa. E se alguma chama estiver acesa (nem que seja a de uma vela) apague-a!
Tonturas, dores de cabeça, sonolência, perda de forças, pele arroxeada e perda de consciência são sintomas de inalação de gás ou monóxido de carbono. Se evidenciar algum destes sintomas ou se um dos seus familiares apresentar sinais de intoxicação por gás ou monóxido de carbono, saia ou retire essa pessoa para um local arejado. Não conseguindo sair, tente proteger as vias respiratórias até chegar ajuda médica. Lembre-se de que os perigos associados a gases nocivos em casa são difíceis de prever e por isso podem retardar a sua reação. Esteja alerta!

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol