Casa fresca o ano inteiro? Saiba como!

Para manter a casa fresca o ano inteiro pode forrar os sofás com tecidos leves, espalhar plantas por todas as divisões, usar lençóis de algodão, deixar a porta do quarto aberta durante a noite, manter as luzes apagadas, não cozinhar assados no forno… mas a verdade é que existem dicas bem mais eficazes para manter a temperatura ideal nas quatro estações do ano!

Manter a sua casa fresca é importante não só para deixar de se sentir abafado e desconfortável, mas também para evitar doenças respiratórias, alergias, mofo, fungos, maus cheiros e até a simples acumulação de sujidade.

Por isso, acompanhe-nos ao longo das próximas dicas para saber como arejar a casa, sempre!

  1. Arejar a casa à noite
    Se em lugar de abrir as janelas só porque está um lindo dia se sol, experimentar manter as janelas fechadas durante o dia, abrindo-as apenas à noite para a casa arejar e receber o ar fresco do exterior, vai ver que consegue manter uma temperatura ambiente confortável!

  2. Correr as cortinas durante o dia
    As cortinas, cortinados, estores e persianas não servem apenas para dar alguma privacidade! São, neste contexto de uma casa fresca, uma forma certeira de impedir que o calor entre de forma tão acentuada dentro da habitação. Inclusive, se optar por persianas, pode ir ajustando as lâminas gradualmente ao longo do dia para manter a temperatura agradável, sem impedir a luz de entrar.

  3. Pintar as paredes de branco
    Tendo em conta que os tons mais escuros absorvem mais luz e geram mais calor, o ideal para uma casa fresca, é pintar as paredes de branco ou em tons claros para deixar o ambiente mais leve.

  4. Trocar para lâmpadas LED
    A par, pode trocar as suas lâmpadas tradicionais – que emitem demasiado calor – por lâmpadas LED, modelos fluorescentes que apesar de mais caros, acabam por se tornar mais económicos já que consomem menos energia e duram muito mais tempo.

  5. Comprar uma ventoinha
    Se colocada estrategicamente, uma ventoinha pode ser uma solução relativamente eficaz para arejar a casa, já que promove uma corrente de ar direta. É verdade que não deixa toda a casa fresca, mas pode ajudar a arrefecer uma divisão.

  6. Usar um aparelho de ar-condicionado
    Se preferir, pode instalar um aparelho de ar-condicionado para manter, em sua casa, a temperatura que bem desejar sem ter de se preocupar em fechar janelas, pintar paredes de branco, trocar lâmpadas ou ligar ventoinhas.

  7. Investir num sistema de ventilação
    Porém, se em lugar de arrefecer o ambiente com um dispendioso aparelho de ar condicionado, usar um sistema de ventilação para renovar o ar e manter a sua casa fresca, consegue um excelente resultado com menos gastos energéticos!

Venha dai conhecer os Sistemas de Ventilação Prana Smart, de grande eficiência a nível de consumo energético e ruído, e garanta um permanente fluxo de ar em sua casa: transformando o ar quente do interior em ar fresco do exterior, durante qualquer época do ano!

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol