Montagem e instalação – Eficiência energética Prana-Smart.com

Montagem e instalação – Eficiência energética Prana-Smart.com – equipamento doméstico PRANA 150, PRANA 200G, PRANA 200С

Montado na parte superior da parede exterior. Para isso é necessário fazer um orifício que atravesse a parede, com o diâmetro apropriado, dependendo do modelo:
• «PRANA 150» (doméstico) – orifício com diâmetro não inferior a 165 mm;
• «PRANA 200G» (doméstico) – orifício com diâmetro não inferior a 220 mm;
• «PRANA 200C» (semi-industrial) – orifício com diâmetro não inferior a 220 mm;

recuperadores

O módulo de trabalho é instalado no orifício na parede, em cima da espuma de montagem ou em outro isolador, assim, todo o módulo de trabalho fica dentro da parede e apenas as grades de ventilação permanecem visíveis: uma interna e outra na fachada. O orifício é feito com uma inclinação de 3-5º em direção à rua. Para garantir um trabalho normal do sistema de ventilação e eficiência energética é necessário que o tubo de entrada de ar (na lateral da rua) saia da parede pelo menos em 5 mm. O comprimento do módulo de trabalho é fabricado de acordo com a espessura da parede onde se prevê a instalação.

ventilação

Porque é que um recuperador PRANA por divisão é suficiente e equipamentos reversos são precisos dois?

Recuperador PRANA, contrariamente dos ventiladores reversíveis, garante eficiência energética e o afluxo e extração de forma a que dois fluxos não se misturem no sistema de ventilação. Esta é uma das principais qualidades que diferenciam o sistema de ventilação Prana dos ventiladores reversos. Ventiladores reversos trabalham a vez para fornecer e extrair o ar. Por isso, para o seu funcionamento correto, é necessário instalar dois aparelhos assíncronos.

Vamos analisar alguns aspetos que diferenciam recuperadores prana dos ventiladores reversos.

Devido à distribuição proporcional dos fluxos de ar da entrada e da exaustão, é possível evitar um fenómeno indesejável e perigoso de empuxo reverso. A sua manifestação inofensiva é quando os cheiros da cozinha e das casas de banho se espalham pela casa toda. Já um perigo real, são os produtos de combustão que não são retirados pelos canais de extração e entranham-se nas divisões. A intoxicação com o monóxido de carbono é a principal ameaça de um sistema de ventilação desequilibrado.

É precisamente por isso que os ventiladores reversos têm de ser instalados em pares para maior eficiência energética. Enquanto um trabalha em função de extração, o outro compensa-o com afluxo. O facto de ignorar essa recomendação dos fabricantes pode levar a consequências irreversíveis. As primeiras instalações reversas, os inversores, criados pelos engenheiros alemães, só se vendiam em pares. Já o recuperador Prana destina-se a executar o todo o trabalho numa divisão sozinho.

Em questões de eficácia energética também importa ver diferenças cardinais.  Tendo em conta que PRANA atende ininterruptamente e simultaneamente dois fluxos de ar multidirecionais, demonstra alta eficiência no modo de trabalho selecionado.

E nos ventiladores reversos os fabricantes indicam a eficiência energética só no pico de trabalho destes. E a partir daí, a cada segundo depois do pico, o comutador de calor e, consequentemente, o ar de afluxo cada vez mais frios.

Montagem da série industrial (PRANA 250, PRANA 340А, PRANA 340S)

recuperadores

Os módulos de ventilação da série industrial projetados para colocação livre no meio da divisão (Prana-250 ou Prana-340S) são fixados à superfície de suporte usando braçadeiras ou suportes. Ao sistema de ventilação são ligadas tubagens de extração e afluxo, dependendo do projeto de ventilação

Prana ventiladores reversos os fabricantes indicam a eficiência energética
ventilação

Se o módulo de trabalho do modelo industrial (PRANA-340А ou PRANA-340S) destina-se a ser montado na parede, então na parte superior da parede exterior é necessário fazer um furo com diâmetro correspondente com inclinação de 3-5º para o lado da rua.

Se o módulo de trabalho do modelo industrial (PRANA-340А ou PRANA-340S) destina-se a ser montado na parede, então na parte superior da parede exterior é necessário fazer um furo com diâmetro correspondente com inclinação de 3-5º para o lado da rua.

 eficiência energética

O módulo de trabalho é instalado no orifício da parede, em cima da espuma de montagem ou em outro isolador. Para garantir um trabalho normal do sistema de ventilação e eficiência energética é necessário, que o tubo de entrada de ar (na lateral da rua) saia da parede à distância suficiente para garantir o afluxo/extração do ar através do canal de ventilação, instalado dentro do sistema de ventilação. Também está prevista a opção de colocação de canais de ventilação de afluxo/extração dentro do edifício, mediante encomenda.

eficiência energética

Ligação à rede elétrica

O sistema de ventilação é conectado a uma rede elétrica com tensão de corrente alternada de 220 W e frequência de 50 Hz. No regime máximo consome 32/310w/h, dependendo do modelo.

A gestão do trabalho do sistema de ventilação é feito com auxílio do comando à distância ou interruptor do reostato, que altera os modos de trabalho dos ventiladores embutidos na caixa do sistema de ventilação (ligam, desligam, ajustam).

ATENÇÃO! O sistema de ventilação deve ser ligado à rede elétrica só por eletricistas profissionais, que ajam de acordo com regulamentos aplicáveis em vigor.

Para ligar o sistema de ventilação (de série doméstica e semi-industrial):

  1. Conecte os terminais de contacto à rede elétrica usando um cabo de alimentação de dois fios com uma seção transversal de pelo menos 0,75 mm;. Se interruptor de reostato estiver previsto no pacote,  será conectado à fonte de alimentação em série.
  2. Ligar alimentação aos ventiladores.
  3. Realizar controlo visual de modos de trabalho dos ventiladores do sistema.

ATENÇÃO! Todos os trabalhos elétricos e de montagem (manutenção) devem ser feitos só depois do sistema estar desligado da corrente.

ATENÇÃO! É proibido operar o sistema de ventilação se houver risco de objetos estranhos caírem ou entrarem na parte de circulação do ar, o que pode atolar ou danificar as pás do impulsor de qualquer um dos ventiladores.

ATENÇÃO! Os sistemas de ventilação não podem trabalhar nas instalaçãoes onde o ar contém substâncias perigosas e que não não corresponde ao regime de temperatura operacional.

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol