Sim, o gás é essencial para o conforto e bem-estar da sua família. Com ele pode tomar um banho quente, preparar saborosas refeições, aquecer o ambiente… mas para obter estes e outros benefícios, tem de conviver com a ideia de que tem gases nocivos em casa e atentar nalguns concelhos para evitar uma fuga de gás que pode levar da intoxicação à morte!
Muitos acidentes domésticos estão relacionados com fugas de gás, incêndios e explosões devido à utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás em espaços fechados e sem sistemas de ventilação. Nesse sentido a Direção-Geral de Saúde recomenda alguns cuidados a ter com o gás de modo a prevenir acidentes:
Sugerimos a instalação de um sistema de ventilação Prana para evitar gases nocivos em casa, garantindo a entrada de ar fresco e a saída de ar saturado.
Se sentir cheiro a gás, escutar algum tipo de assobio ou verificar que existem tubos de gás ou eletrodomésticos danificados em sua casa, deve sair imediatamente e ligar para o seu fornecedor de gás ou, em caso de maior gravidade, chamar os bombeiros.
Se for a tempo, desligue o fornecimento geral do gás, mas lembre-se de que em caso algum deve usar interruptores ou equipamentos elétricos quando suspeita de uma fuga de gás em sua casa. E se alguma chama estiver acesa (nem que seja a de uma vela) apague-a!
Tonturas, dores de cabeça, sonolência, perda de forças, pele arroxeada e perda de consciência são sintomas de inalação de gás ou monóxido de carbono. Se evidenciar algum destes sintomas ou se um dos seus familiares apresentar sinais de intoxicação por gás ou monóxido de carbono, saia ou retire essa pessoa para um local arejado. Não conseguindo sair, tente proteger as vias respiratórias até chegar ajuda médica. Lembre-se de que os perigos associados a gases nocivos em casa são difíceis de prever e por isso podem retardar a sua reação. Esteja alerta!