O que precisa de saber sobre os recuperadores Prana? Nós respondemos às principais questões:

O recuperador Prana, ao contrário dos ventiladores reversos, fornece suprimento e exaustão simultâneos, enquanto os fluxos de ar no sistema de ventilação não são misturados. Este é um dos principais pontos diferenciadores do sistema de ventilação Prana, em comparação com os restantes ventiladores reversíveis presentes no mercado. Os ventiladores reversos funcionam alternadamente para fornecer e extrair ar. Portanto, para o seu correto funcionamento, é necessário instalar duas dessas unidades assíncronas. O sistema de ventilação Prana fornece sempre 8% a mais de volume de ar fornecido do que os exaustores comuns.

Esta é uma condição importante e bem pensada para o funcionamento do sistema de alimentação e ventilação com exaustão, que compensa os dutos de exaustão na cozinha e no WC, que descarregam o ar. Devido a esta distribuição proporcional dos fluxos de ar de alimentação e exaustão, é possível evitar o fenômeno indesejado e perigoso de tiragem reversa. A sua manifestação inofensiva é a propagação de odores da cozinha e do WC por todo o apartamento ou casa. Uma ameaça real à vida é carregada por produtos de combustão, que não são removidos pelos dutos de exaustão, mas infiltram-se nos aposentos. O envenenamento por monóxido de carbono é a principal ameaça a um sistema de ventilação desequilibrado, razão pela qual ventiladores reversíveis devem ser instalados em pares. Desse modo, no momento em que uma unidade está a extrair o ar interno da habitação, a segunda compensa com um influxo. Ignorar essa recomendação de profissionais e fabricantes pode levar a consequências irreversíveis.

Qual é a diferença entre um recuperador e um ar condicionado?

O ar condicionado mantém-nos confortavelmente frescos no verão ou aquecidos no inverno, mas não nos fornece ar fresco. O sistema de ventilação – recuperador de Prana – contráriamente ao ar condicionado, fornece-nos ar fresco, mantendo-o quente ou fresco graças ao sistema de troca de calor. Todas as funções adicionais do ar condicionado são, no essencial, uma forma de aumentar o seu custo e, em parte, uma forma de neutralizar as consequências negativas. A unidade de ventilação Prana pode ser emparelhada com o ar condicionado da mesma divisão, complementando-se. O ar condicionado cria refrigeração e o recuperador, mantendo essa refrigeração, fornece ar fresco ao ambiente.

O princípio de funcionamento de um sistema descentralizado de abastecimento e ventilação com exaustão tem um nome. PRANA!

Este sistema de ventilação foi projetado para ser conectado a uma rede com corrente alternada de 220W e frequência de 50Hz. A ventilação das instalações ocorre pelo facto de o recuperador Prana retirar à força o ar quente de exaustão da sala e “atirá-lo” para a rua, ao mesmo tempo em que extrai à força o ar fresco frio da rua e o entrega na sala. Além disso, esses fluxos de ar são separados tanto dentro do módulo de trabalho quanto na “entrada-saída”, sem se misturarem. Devido à passagem de fluxos de ar através de um sistema de trocadores de calor de cobre localizado dentro do módulo de trabalho, o ar quente extraído cede o seu calor para o ar frio de entrada. Quando a ventilação funciona no verão, o processo inverso ocorre no recuperador – o condicionamento.

Qual o nível de troca de ar garantido pelo sistema de alimentação e exaustão – recuperador PRANA?

No modo de funcionamento máximo da série residencial, a entrada de ar fresco na sala é de 135m³ / hora, enquanto o ar de exaustão é de 125m³ / hora. No modo noturno de operação, o recuperador PRANA fornece 25m³ / hora de fluxo de ar da rua, enquanto a exaustão é de 20m³ / hora + 9 velocidades entre os modos. Para compensar o trabalho dos dutos de exaustão existentes, a entrada de ar fresco é sempre 5-8 m³ / hora a mais do que a exaustão.

Mofo e bolor nas paredes, após a instalação de janelas de plástico. O recuperador PRANA ajudará?

A luta contra o mofo e bolor começa com a remoção das causas da sua ocorrência. Mofo nas paredes, mofo preto, fungos nas paredes, suor nas janelas, humidade na casa, alta humidade no ambiente – todas essas são consequências de uma ventilação insuficiente. As janelas de plástico separam quase hermeticamente as instalações da rua, contudo a ventilação da casa ao mesmo tempo diminui drasticamente. Todas as casas têm fontes de formação de humidade (casa de banho, cozinha, a própria pessoa …). Desde que não haja ventilação ou que esta seja insuficiente, a humidade acumula-se e condensa-se em superfícies frias (janelas de plástico, encostas, esquinas, paredes que circundam a rua …). Como resultado, obtemos uma elevada humidade no apartamento bem como humidade nas paredes, o que, sem ventilação suficiente, gera condições ideais para a formação de mofo e, posteriormente, fungos, cujos esporos são muito negativos e afetam severamente a saúde humana. Além disso, obtemos uma diminuição acentuada do teor de oxigénio, um aumento na proporção de dióxido de carbono e de radónio, que também afeta negativamente a saúde. O recuperador não vai destruir o fungo ou bolor que já existe – as áreas danificadas devem ser tratadas com agentes antifúngicos. A instalação de um recuperador garantirá uma ventilação forçada adequada, normalizará o clima interno, eliminará a causa do aparecimento e evitará o crescimento e a disseminação de mofo e bolor no futuro.

Com que rapidez a instalação de um sistema de ventilação – recuperador Prana terá resultados?

Ao calcular o payback, é necessário levar em consideração que a instalação de um recuperador em primeiro lugar cria conforto no ambiente, normaliza o microclima e elimina os fenómenos negativos associados à “síndrome do edifício doente”. O ar fresco proporciona alta prevenção de doenças, sono saudável e boa saúde. Graças à instalação do sistema de ventilação Prana, conseguirá melhorar a qualidade do ar em sua casa, garantir o nível ideal de humidade e evitar a propagação de mofo e bolor. O dinheiro gasto no tratamento e na eliminação constante de fenômenos negativos na sala supera significativamente o custo de instalação de um sistema de ventilação, o que economiza calor e eletricidade, e não a saúde de seus entes queridos.

Os pontos-chave que tornam os recuperadores PRANA os melhores do mercado: 

1.Preservando as qualidades naturais do ar e enchendo a sala com ar “prana”;

2.trocador de calor de cobre – recuperador de calor. O cobre é um anti-séptico natural que evita que as bactérias se acumulem dentro da unidade de trabalho. Além disso, é um material com alto coeficiente de condutividade térmica, que não enferruja nem se deteriora;

3.ausência absoluta de filtros, o que reduz a zero manutenção e custos de consumíveis;

4.dimensões compactas, graças às quais apenas a grelha de ventilação é visível, uma vez que todo o módulo de trabalho e o recuperador estão escondidos na espessura da parede;

5.facilidade de instalação. Os especialistas instalarão o recuperador de ar em 2 horas sem danificar a parede;;

6.economia significativa de energia;

7.facilidade de manutenção;

8.sistema de controlo simples usando um controlo remoto ou interruptor reostato;

9.Ausência de ruído, que pode ser obtido colocando o recuperador em modo noturno;

10.Garantia da Qualidade;

11.preço acessível e justo para recuperadores com uma relação qualidade-preço competitiva, e com entrada e exaustão simultâneas;

12.nos modelos da série domiciliar, o montante da entrada prevalece sobre a exaustão para evitar o backdraft;

13.O recuperador PRANA no quarto adapta-se perfeitamente, ao mesmo tempo que compensa o trabalho das condutas de exaustão da cozinha e da casa de banho. Já os ventiladores reversíveis, para evitar intoxicações por produtos da combustão, são necessários DOIS por ambiente.

Pode aprender mais sobre como instalar o sistema aqui: (link para instalação)

Pode estudar os modelos de recuperadores aqui: (link para modelos)

Se tiver mais questões, por favor contacte-nos

Ainda tem perguntas?
Faça uma pergunta
INÍCIO PRANA PRODUTOS INSTALAÇÃO NOTÍCIAS CONTATOS
Português | Espanhol